Orquestra Jovem de Uberlândia realiza Palestras e Concerto Didático

Este slideshow necessita de JavaScript.

Música de qualidade e que auxilia na formação de cidadãos. Uma excelente opção, gratuita, para você participar, incentivar e apoiar, com um detalhe: é de Uberlândia-MG. Este trabalho vai além de “simplesmente” aprender e ouvir música. Ele é transformador e para os dias atuais, faz muita diferença. Eu confesso que é o tipo de projeto que vale a pena conhecer. Aqui você vai saber como tudo acontece, quando e como. Vem comigo se deliciar nesta empreitada que tem à frente o maestro Flávio Santos que há 14 anos encarou este desafio com muito afinco e determinação. Para se ter uma ideia, mais de duas mil crianças e jovens já passaram pelo projeto denominado Orquestra Jovem.

Locais e horários:

– Terça (11/09) – 14h30, na E.E. JK, que fica, no bairro Aclimação.

– Quarta (12/09) – 14h30, na E.M. Ederlindo Lannes Bernardes, no bairro Morumbi. *Em todas haverá intérprete de libras e audiodescrição como medida de acessibilidade.

Saiba mais:

Ao todo, mais de duas mil crianças e jovens já passaram pelo projeto Orquestra Jovem, que surgiu há 14 anos em Uberlândia pelas mãos do Maestro Flávio Santos que desejava difundir a cultura de instrumentos eruditos para a população da cidade, especialmente, nos bairros de periferia. Segundo o Maestro Afonso Quianzala, que assumiu o projeto e a direção artística da Orquestra em 2008, para além da formação musical, o objetivo do trabalho é colaborar para a formação de cidadãos. “Durante as oficinas, que neste ano estão sendo oferecidas a 120 crianças e jovens, trabalhamos aspectos técnicos através do ensino de instrumentos musicais clássicos, mas também questões, como: cooperativismo e disciplina”, explica Quianzala.

 Palestra e apresentação musical

Nestes dias a Orquestra Jovem de Uberlândia vai realizar Concerto Didático e duas Palestras com o tema: ‘Orquestra e suas peculiaridades’ abordando a história da Orquestra além de dinâmicas musicais com o público e uma apresentação musical com cerca de 30 músicos, entre alunos e professores, “Durante a palestra, falarei sobre a figura do Maestro e suas funções; divisões e subdivisões de uma Orquestra; instrumentos de Orquestra; e ainda sobre como se comportar nas salas de Concerto e a importância de se participar de uma Orquestra”, detalha Quianzala, que ministrará a palestra, antes da apresentação musical.

Conheça mais o Projeto Orquestra Jovem de Uberlândia

As oficinas de violino e instrumentos de arco da Orquestra Jovem acontecem todas às quartas e sextas-feiras das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h no Clube Cesag, no bairro Alvorada. São totalmente gratuitas e atualmente atendem 120 crianças e adolescentes. Segundo Maestro Quianzala, quase todas as crianças que chegam à Orquestra Jovem nunca tiveram contato prévio com instrumentos clássicos. “Não é preciso nenhuma formação anterior. O mais importante é a vontade de aprender e o apoio da família”, afirma. O projeto Orquestra Jovem – Oficinas de violino e instrumentos de arco – é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com patrocínio do Instituto Algar e tem como proponente o maestro Afonso Quianzala. Interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone: (34) 3216-6146.

 Patrocinador:

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar e uma atuação em três dimensões: social, ambiental e cultural. Os programas sociais chegam a 26 cidades, 113 escolas parceiras, 16.800 mil alunos beneficiados, 460 educadores envolvidos e a participação voluntária de 1.180 associados da Algar.

*Fotos: Douglas Luzz e arquivos

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s