Sabor bem brasileiro

Ela possui cores, sabores e aromas variados. Alguns chegam a “lamber os beiços” como forma de apreciar ainda mais o paladar…, desce ardendo na “goela”. Existem pessoas que só de ouvir falar, suspiram, outros já dizem: ah nem pensar!!! Tem também os curiosos que não deixam de dar aquela “cheiradinha ou espiadela”. Ela é consumida por homens e mulheres, em qualquer dia ou horário, normalmente, ela tem até um copinho especial para ser degustada… e pode ser consumida das mais diversas formas. É gente, mas “ela” também tem contra indicação: em excesso…”vixi maria” dá muita dor de cabeça, pode gerar confusão e até má digestão…, mas de verdade, é muito admirada e desejada por sertanejos, gente lá do sertão, da cidade, de pés no chão e dá nos grandes salões. Tem até aqueles que usam como forma de remédio… e olha que no passado, até para desinfecção e esterilização… Verdade. Embalada, ela tem vários nomes, rótulos e embalagens criativas, engraçadas, afrontosa, mas o nome mais popularmente conhecido é: Cachaça. E essa bebida tão trigueira tem história. Esta é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. Tem até data específica: 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça. 

Como surgiu a comemoração

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009. Ainda existe um projeto de lei, de um deputado Federal de Santa Catarina (Valdir Colatto) , que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data.

História da Data

O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661. Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como “Revolta da Cachaça”,ocorrida no Rio de Janeiro. Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

A Cachaça no Brasil

A cachaça é uma bebida alcoólica muito apreciada no Brasil, tendo como base principal a cana-de-açúcar. Atualmente, no entanto, existem diferentes variantes da cachaça e com diferentes sabores. Você sabia que o Brasil produz aproximadamente 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano e o maior produtor de cachaça no Brasil industrial é o estado de São Paulo, seguido de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. Por sua vez, Minas e Rio lideram a produção de cachaça artesanal. A cachaça brasileira é exportada para mais de 60 países, sendo a Alemanha é responsável por aproximadamente 30% da sua importação. 

Mapa-da-Cachaca (1)

Pontos curiosos sobre a Cachaça

A cachaça tem em média 40% de teor alcoólico e, atualmente, é definida como um produto cultural brasileiro. A bebida tem vários sinônimos e alguns deles bastante curiosos como mata-bicho, branquinha, parati, bicha, “água que passarinho não bebe”, marvada, veneno, boa cajibrina, mé, pinga e por aí vai. Criatividade para denominá-la, não falta. E já que estou falando de criatividade, não poderia deixar passar em branco a tradicional marchinha de carnaval:

Se você pensa que cachaça é água? Cachaça não é água não. Cachaça vem do alambique e água vem do ribeirão… Pode me faltar tudo na vida: Arroz, feijão e pão. Pode me faltar manteiga e tudo mais não faz falta não… Pode me faltar o amor – Disto eu até acho graça, só não quero que me falte a danada da cachaça…

*Fonte e fotos: arquivos (pessoais e Meio Ambiente-Cultura Mix), Senhor Sabor, Secretaria de Educação, Turismo e Esportes de Luiz Alves-SC

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s