Alimentos saudáveis – Feira Agroecológica é uma opção

Em Uberlândia-MG acontece mais uma edição da Feira Agroecológica promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos. O evento será no Parque do Sabiá no horário das 18 às 21h, no quiosque multiuso (próximo a portaria central no bairro Tibery). Essa feira acontece todas as terças-feiras e reúne produtores de folhosos, tubérculos, plantas medicinais e alimentícias não-convencionais (Panc), além de raízes e castanhas. É uma ótima oportunidade de conhecer e adquirir também outras opções de alimentos cultivados com técnicas naturais que respeitam a conservação e a recuperação do meio ambiente. A ação é mais uma prática desenvolvida pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro. São mais de 60 variedades de produtos naturais para venda e degustação. A entrada é gratuita.

Novo Agro

O Programa Novo Agro foi lançado em novembro do ano passado pelo prefeito Odelmo Leão. Além da Agroecologia, o programa tem o objetivo de fomentar a economia rural do município em outros quatro pilares principais: Agroindústria de Pequeno Porte, Piscicultura, Turismo Rural e Gastronomia. As secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e de Agropecuária, Abastecimento e Distritos são responsáveis pelas ações desenvolvidas pelo programa.

Alimentos saudáveis são possíveis de ser adquiridos através do modo de produção com base agroecológica que nada mais é do que uma relação de amor do ser humano com a natureza e as pessoas. A base da agroecologia  busca a valorização do conhecimento do agricultor em busca dos sistemas tradicionais para promover a criação do novo.  Com a industrialização da agricultura, as práticas agrícolas atuais, estão rompendo com a forma de produção onde a utilização de insumos tende diminuir, tornando assim, a produção de alimentos mais naturais. Entretanto para que isso aconteça é preciso promover a agricultura com base na natureza (uso da biodiversidade, manejos dos resíduos, uso de produtos naturais etc),  No Brasil, mais de 80% (oitenta por cento) dos alimentos contém resíduos de agrotóxicos como cita a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas contaminações acima do permitido pela lei e outras com produtos já banidos nos Estados Unidos e Europa. Estes agrotóxicos são produzidos com incentivo financeiro e em muitos locais são pulverizados com avião o que aumenta o risco de contaminação.

Mudança de comportamento

1 – Os consumidores precisam buscar alternativas de aquisição de alimentos com qualidade. Uma das formas para isso é buscar conhecer e participar das feiras de produtos agroecológicos, comprando produtos direto do agricultor, construindo redes de consumidores e participando dos movimentos em defesa da agroecologia.

2 – O agricultor deve deixar de produzir com agrotóxicos e produzir de forma agroecológica, mas para isso é necessário ter incentivos. Há várias experiências no Brasil e pelo mundo afora que provam que é possível produzir sem agrotóxicos, de forma agroecológica. É preciso resgatar, valorizar e reconhecer estas experiências.

3 – A política pública precisa criar mecanismos para apoiar as experiências existentes e ampliá-las. Só que o produtor necessita de, entre outras coisas, de qualificação de assistência técnica e extensão rural promovida por esta política pública, além de investir e apoiar as pesquisas  agroecológicas. Aqui em Minas Gerais, por exemplo, profissionais do setor deixam claro que um dos caminhos é elaborar editais específicos para a pesquisa e projetos de pesquisa em interface com a extensão com foco agroecológico, através do CNPq(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais).As escolas e universidades precisam rever os ensinamentos sobre agricultura.

 

*Fonte e fotos: Secom/PMU, Mundo Escola,Oca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s