E viva a Natureza…

 

A natureza fornece recursos essenciais para a nossa sobrevivência.Isto é um fato incontestável. Por isso, é fundamental que se respeite e preserve o meio ambiente. Ele é vida para todo o planeta. Pensando nisso, uma data foi criada com o intuito de conscientizar a população quanto as degradações ambientais. Este dia é 04 de outubro: Dia da natureza. A data não foi escolhida aleatoriamente, mas porque neste dia também acontece a celebração em homenagem a São Francisco de Assis, um frade católico e santo que se destacava por ser apaixonado pela natureza. A importância da criação o dia está no fato de que o meio ambiente tem sido vítima, principalmente após a revolução industrial (1830-1840), de vários impactos negativos. A poluição dos recursos hídricos, da atmosfera, dos solos, bem como o desmatamento e as queimadas, são alguns dos problemas enfrentados pela natureza atualmente.

 

Problemas

As consequências dos nossos atos são visíveis nos dias atuais e, a cada dia, apresentam-se com maior intensidade. Um exemplo claro do uso inadequado dos recursos que a natureza nos oferece é a crise hídrica, que deixa várias pessoas sem água no Brasil e no mundo. Outro problema que merece destaque é a destruição de habitat, que leva várias espécies à extinção a cada ano. Daí também a migração de muitos animais típicos de matas e florestas para as zonas urbanas. Você já observou que sempre estão noticiando a aparição de onças, cobras e outros bichos, nas cidades? A devastação e degradação do meio ambiente propicia isso. Como se não bastasse, ainda temos o aquecimento global, que muitos pesquisadores afirmam ser consequência da poluição causada pelo homem, principalmente em razão da queima de combustíveis fósseis. Além dos impactos observados imediatamente,as previsões para o futuro do planeta não são as mais otimistas. De acordo com dados de diversas instituições, como a WWF (World Wide Fund for Nature), o planeta não é capaz de produzir os recursos necessários para o nosso consumo na mesma velocidade que os utilizamos. Sendo assim, diversos recursos naturais podem simplesmente acabar. Algumas pessoas ainda são céticas e não creem que, lamentavelmente, isto pode acontecer, e o pior, não mudam de comportamento nem de atitudes. Além disso, a natureza não consegue absorver todos os resíduos produzidos pelos seres humanos, o que torna o nosso planeta cada dia mais poluído e insalubre.

 

Reflita

Comumente fazemos reclamações de que não existem políticas públicas suficientes para a proteção do meio ambiente. Todavia, esquecemo-nos de fazer uma avaliação detalhada dos nossos atos. Quantos minutos você demora no banho? Você faz uso da água das chuvas? Quantos eletrodomésticos você usa ao mesmo tempo? Faz uso de alimentos produzidos por empresas que se preocupam com o meio ambiente? O seu consumo é consciente? Você descarta todos os seus lixos preocupando-se com a coleta seletiva? Usa diariamente o carro? E aí? Vamos repensar nossas atitudes e ajudar melhorar o nosso lar, o nosso planeta? Vale a pena, pelo menos deixaremos uma semente de boa qualidade para as gerações futuras.

natureza

*Fonte e fotos: Brasil Escola, facebook, arquivos

2 comentários sobre “E viva a Natureza…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s