Reta Final – Fique Atento

Estamos a quatro dias das eleições então é preciso rever o que se pode ou não pode fazer, levar e comportar antes, durante e depois da votação. Mas antes de tudo: saber em quem votar, para mim é o mais importante. O velho jargão: escolha bem seus candidatos para não se arrepender depois. Muitos ainda dizem: Não gosto de política, detesto votar, só vou porque sou obrigado, são todos iguais e por aí vai. No quesito obrigação, vou concordar com você, mas não gostar de política, ser todos iguais, etc., sou obrigada a discordar. Pois bem, você vive em uma sociedade, adquiri objetos, alimentos, saúde, educação, transporte, moradia, tudo. Veja bem, você adquiri, ninguém lhe dá nada de graça. Tudo isso, até a água potável que consome, tem um preço, tem impostos, gera trabalho, move a mola propulsora do país, certo? Então é DIREITO seu e DEVER dos nossos representantes, cobrar e prestar contas de tudo (embora a gente sabe que não acontece bem assim, mas deveria) e é aí que nós entramos. Isso, de maneira mais “grosseira” é política. Concordo que podemos ser apartidários, mas apolíticos, impossível. Infelizmente é por muitas vezes pensarmos e agirmos assim, alheios, é que pagamos um alto preço. Ler, conhecer, debater (não discutir, nem brigar), adquirir conhecimento, trocar experiências e ideias, ajudam muito em um momento tão importante como este. Não são favores, nem fala mansa, nem promessas descabidas, mas caráter, vida pregressa, idoneidade, podem ser “ingredientes” e termômetro para nos ajudar nas escolhas. Eu mesma já me perguntei: se o nosso representante não tivesse salários e benefícios tão “polpudos”, seriam mesmo candidatos? Ou melhor, haveria tantos querendo uma vaga? Será que necessitamos de tantos senadores, deputados, vereadores, ministros, assessores, assim? Mas o fato é que a eleição está bem próxima e o voto ainda é a nossa única “arma” para tentarmos melhorar nosso Brasil. Então hoje quero relembrar alguns itens proibidos e liberados para que você e eu tenhamos uma eleição tranquila e vitoriosa.

urna eletronica

É importante que os eleitores saibam o que devem levar e o que não podem portar neste domingo (7/10), em suas respectivas seções eleitorais, quando será realizado o primeiro turno das eleições, para que não haja qualquer equívoco ou mal-entendido.

-Levar um documento de identificação com foto. Inclusive o eleitor que cadastrou a biometria. No caso da biometria, a pessoa pode acessar o e-Título por celular ou tablet, depois de baixar o aplicativo.

-Pode levar a “colinha” com os números e nomes de seus candidatos a presidente da República, governador, senador (dois candidatos), deputado federal e deputado estadual ou distrital.

-Não pode entrar na cabine de votação com telefone celular, câmera fotográfica ou filmadoras.

-Prestar atenção no horário da votação é das 8h às 17h.

-Para facilitar,  o eleitor pode saber o local exato de votação, com o número do título de eleitor, além de outras informações, na página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): www.tse.jus.br.

Aproveitei para divulgar uma arte feita pelo site da Metrópoles que pode lhe ajudar:

 

*Fonte e fotos: Freddy Charlson (Metrópole), TSE

2 comentários sobre “Reta Final – Fique Atento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s