Quem me representa de verdade?

 

O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 7 de outubro deste ano. Para votar, o eleitor precisa se dirigir a zona eleitoral que está cadastrado com título de eleitor e documento oficial com foto. Quem tiver dúvidas sobre a situação eleitoral, pode conferir se está regularizado pelo site do TSE, informando nome completo ou número do título e data de nascimento. E aí, você está preparado? Antes de qualquer coisa vamos refletir muito porque a única “arma” que temos para nos defender contra corrupção, descaso com os serviços públicos e com o Brasil, é O VOTO. Então por favor não desperdice isso. Vote com consciência, analise o TODO. Procure se informar sobre o seu candidato, não se deixe enganar por tapinha nas costas, mentiras e fake news, conversas distorcidas: lembre-se você quer um cidadão que o represente, busque as melhores saídas para o povo brasileiro e não apenas interesses de meia dúzia. Você, assim como eu, quer um indivíduo que irá governar para todos, independente de classe social, religião, raça, sexo, que pense no Brasil da dona Maria, do seu João, de norte a sul, de leste a oeste. Pense bem, o voto é seu e não deixe ninguém manipular você. Lembre-se você quer um governante ou uma governante e não um marido, uma esposa, um amigo, mas um líder humano e que represente os meus, os seus, os nossos interesses com dignidade, ética, moral e respeito. No caso de segundo turno das eleições será realizado no dia 28 de outubro deste ano. Para que a eleição seja resolvida logo no primeiro turno, é preciso que um candidato consiga 50% dos votos mais um dos votos válidos, que desconsideram os nulos e brancos. 

 

Calendário 

5 de outubro (sexta-feira) Este é o último dia para divulgação de propaganda paga na imprensa escrita e também na internet. 

6 de outubro (sábado) – Até às 22h de sábado os candidatos podem fazer campanha com auto-falantes e amplificadores de som​, bem como limite para a distribuição de santinhos, carreata, passeata ou carros de som. Depois deste prazo, o TSE proíbe estas formas de campanha. Também é o último dia que o TSE tem para divulgar os boletins, comunicados e instruções no rádio e na televisão. 

7 de outubro (domingo) — Dia da Eleição

As eleições acontecerão das 8h às 17h no horário local em todo o Brasil. 

 

Neste ano, o eleitor precisa decorar seis números — para os cargos de Presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Os eleitores não podem levar o celular para a cabine de votação, então é importante anotar os números em outro lugar. Também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras e instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. A divulgação de pesquisas eleitorais feitas em datas anteriores à da eleição podem ser divulgadas no dia do pleito, a qualquer hora para todos os cargos. Os eleitores podem demostrar sua preferência de voto no dia da eleição, mas de forma individual. O TSE proíbe aglomerações de pessoas apoiando determinado candidato: são proibidos “vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos”. Os fiscais de votação são proibidos de demostrarem sua preferência partidária no dia da eleição. Os estabelecimentos comerciais, como lojas e shoppings, podem funcionar no dia da eleição, desde que os patrões deem condições para que os funcionários votem. A propaganda eleitoral no dia da eleição, conhecida como boca de urna, é proibida no dia da eleição. Segundo a Lei das Eleições, a pena para o crime é de seis meses a um ano, “com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil” reais, além da suspensão do título de eleitor.

Fonte e fotos: TSE , Elizabeth Sá, Celso Gomes e internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: