Alteração de horários da coleta de lixo em Uberlândia começa hoje

lixo

Lixo: a própria palavra já nos assusta. Segundo o dicionário da língua portuguesa o significado é:”qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industriais,hospitalares, entre outros, mas é tudo que se joga fora”. Infelizmente neste quesito ainda temos muito o que aprender. Apesar de inúmeras campanhas que ensinam e orientam como devemos descartar o lixo que produzimos, existem pessoas que ainda insistem em jogar tudo e qualquer coisa em qualquer lugar, inclusive na porta dos outros. Isto além de ser falta de educação é uma afronta à natureza e o pior, nós mesmos quem pagamos caro por esta atitude irresponsável. Entretanto, no caso da coleta convencional, dos lixo doméstico, em Uberlândia, a partir de hoje (08) haverá mudanças. Por isto fique atento. A coleta de lixo convencional, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) por meio da empresa Limpebras, passou por alterações em 15 bairros. As mudanças, que abrangem os turnos (diurno e noturno) e os dias de recolhimento (segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado), permitem que a quantidade de setores atendidos seja ampliada de 79 para 86. As medidas são necessárias para readequar o serviço em função do crescimento populacional de Uberlândia. A informação foi repassada pelo diretor de Resíduos Sólidos do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso. Segundo ela as alterações são necessárias para atender, de forma positiva, a população de Uberlândia. Com o surgimento de novos bairros e o aumento na produção de lixo, a equipe responsável pelo serviço detectou que seria preciso repensar  toda a logística atual desta prestação de serviços à comunidade para manter a qualidade do trabalho. Com as mudanças, o serviço será reordenado em dias e horários iguais em alguns bairros que antes recebiam a coleta em frequências e turnos diferentes. As alterações permitirão que seja aperfeiçoada a roteirização. O diretor garante que estas mudanças não vão prejudicar a comunidade, já que é uma readequação dos trabalhos desenvolvidos pela equipe de limpeza.

lixo1

Para que as mudanças na coleta do lixo sejam realizadas com sucesso e atendam à população ainda melhor, será realizada uma campanha de divulgação nas áreas que sofrerão alterações. A Limpebras, em parceria com o Dmae, disponibilizará panfletos informativos com informações relacionadas a cada bairro, que serão entregues em residências e estabelecimentos comerciais.

Coleta de lixo

Em 2017, o Dmae assumiu a coleta de lixo convencional e seletiva atendendo à legislação federal. O serviço é realizado pela Limpebras, empresa responsável pela coleta por meio de processo licitatório, e atende zona urbana, rural e distritos. Atualmente são recolhidos, em média, 600 toneladas de lixo, levadas diariamente ao aterro sanitário.Todos os bairros contam coleta três vezes na semana e a região central conta com recolhimento diário. Para facilitar ainda mais o descarte correto de resíduos, o Dmae também disponibiliza contêineres em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, são mais de 1,1 mil contêineres espalhados em diversas localidades, das quais 997 estão na zona urbana e 106 na zona rural.

Confira os bairros cuja coleta será alterada (novos dias e horários de recolhimento)

Locais

 

 

*Fonte e fotos: Secom PMU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s