Novembro serão abertas inscrições para escolas do município ano letivo 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia vai realizar inscrições para o preenchimento de vagas nas escolas para o próxima ano. O período será de 06 a 15 de novembro. Não são matrículas, mas inscrições para o preenchimento das vagas. Então quem tiver interesse e quiser assegurar uma vaga, deve ficar atento. O cadastramento será feito no Portal da Prefeitura no caso de instituições urbanas e pessoalmente nas escolas da zona rural. Todas as regras constam na Instrução Normativa nº 4/20018, publicada no Diário Oficial do Município. O registro deve ser executado pelos pais ou responsáveis de alunos menores de 18 anos ou pelo próprio candidato maior de idade.

Documentos

É necessário apresentar documentos nacionais de identificação do estudante, como Registro Geral (RG) ou Certidão de Nascimento, além do CPF do aluno ou de seu responsável. Também são solicitados dados como comprovante de endereço, cartão de vacina, nome da escola pretendida e turno desejado. A inscrição para escolas urbanas deverá ser feita por meio do link Inscrição Escolar. O acesso ao resultado acontecerá no mesmo espaço eletrônico, a partir do dia 5 de dezembro. Quem não tiver computador com acesso à internet poderá se dirigir a qualquer instituição de ensino municipal para se cadastrar, conforme horário de atendimento. O processo não é uma garantia automática de vaga. A efetuação das matrículas acontecerá entre os dias 17 e 21 de dezembro. Para garantir ainda mais transparência e efetividade, todas as etapas serão acompanhadas por uma comissão especializada.

escola pmu1
Imagem ilustrativa

Processo integrado

Pela primeira vez, as inscrições relativas às unidades administradas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras do município serão integradas ao mesmo sistema. Nos anos anteriores, estas escolas organizavam o próprio cronograma de cadastro. De acordo com a secretária municipal de Educação, Célia Tavares, a mudança veio para facilitar o planejamento de toda a rede educacional da cidade. Esta forma de padronização, segundo a secretária auxilia no controle total de alunos inscritos e também evita que um mesmo candidato (estudante) se inscreva em duas unidades ao mesmo tempo, propiciando um atendimento mais abrangente para toda a comunidade. Então, papais ou responsáveis fiquem bem atentos, não deixem para a última hora e faça a inscrição. Agora, no meu ponto de vista, nas minhas expressões, acho importante ressaltar que haja mesmo fiscalização, atenção à questão de zoneamento porque por vários naos recebemos muitas reclamações de que o aluno X mora quase “colado” a escola e não consegue a vaga, enquanto outro aluno Y, que reside do lado oposto da determinada instituição tem seu direito assegurado. Aí fica a dica: vamos fazer cada um a sua parte. Se queremos transparência, um país justo para todos, temos que começar por nós mesmos. Sem “apadrinhamento” ou “favorecimentos” do lado de quem precisa e do lado de quem administra. Sabemos que às vezes a gente se cansa, quer comodidade, quer “preferências”, mas esquecemos do outro. Creio que a hora de fazermos a diferença começa por aí, eu e você: nós todos em prol de todos nós. Aqui é Cássia Bomfim e viva a liberdade de expressão.

 

 

*Fonte: Secom/PMU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s