Cruz Vermelha – Socorrer feridos independente de nacionalidade

O Dia Internacional da Cruz Vermelha é comemorado em 26 de outubro para lembrar a Conferência Internacional de Genebra, em 1863, que deu origem à entidade. A iniciativa foi de Henry Dunant, um negociante suíço preocupado com o abandono dos feridos nos campos de batalha de Solferino, no norte da Itália. Naquela época, não existiam organizações destinadas a atender os soldados ou a população atingidos em conflitos, e quem acabava fazendo esse tipo de serviço eram os próprios sobreviventes. Dunant insistiu que era fundamental que os voluntários para essa atividade se mantivessem neutros e atendessem os feridos de todos os lados envolvidos na batalha. Estas ideias levaram à criação do Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, que mais tarde se transformou no Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Nacional

No Brasil, a data é comemorada no dia 5 de dezembro, em memória da fundação da Cruz Vermelha Brasileira, em 1908. A instituição segue os preceitos estabelecidos pelas Convenções de Genebra e os Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha Internacional. Seu primeiro presidente foi Oswaldo Cruz, médico e patrono da Saúde Pública no Brasil. 

Outra comemoração

Hoje também é comemorado o Dia Nacional dos trabalhadores Metroviários. Parabéns à categoria que atua nos diversos metrôs do país em dias e horários ininterruptos. São homens e mulheres que trabalham nos embarques e desembargues, na direção destes modernos meios de transporte.

 

*Fonte e fotos: site da categoria e internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s