Moradia Assistida

Hoje vamos conversar sobre moradia assistida para pessoas com deficiências globais que envolvem todo e qualquer necessidade de assistência. Recebi este relato de uma mãe, juntamente com outra pessoa que, diariamente, convive com um dos inúmeros tipos de deficiência. Neste caso específico é o Autismo.

“Abandoná-los em asilos não colabora em nada ao desenvolvimento de suas habilidades pois não contamos com auxílio ou presença de pessoas tecnicamente aptas ao cuidado e estilo a necessidade  de cada um. Imagino local onde cada um poderia ampliar suas capacidades de maneira assistida e porque não pensar em independência e autonomia. Seriam como quitinetes com banheiro cozinha integrada e a possibilidade de realizar a sua própria comida e higiene pessoal e do ambiente. Porém é importante que haja um espaço amplo com a finalidade de alicerçar, especialmente aqueles que não apresentam habilidades de autonomia, para que sejam estimulados gradualmente proporcionando melhor qualidade de vida e até mesmo uma provável independência. Peço para que todos reflitam sobre isso hoje, o problema hoje é meu, mas ninguém está isento disso independente de classe social e nacionalidade e classe intelectual.No meu caso é o autismo e me orgulho muito de poder participar da vida de um autista, pois realmente é um super-herói sem usar capas e nem poderes especiais. O maior poder especial dele é acordar todo dia e enfrentar o mundo com as dificuldades dele e nunca desistir de aprender”. Sandra Melo e Lisley Marchioro Coelho. Vamos divulgar algumas fotos, autorizadas pela responsável, sem identificar a criança que tem apenas, cinco anos de idade. O garoto é, sem dúvida, uma graça e com tanta dedicação e desprendimento, está evoluindo muito.

 

 

 

O que é o Autismo

Autismo é um distúrbio neurológico que prejudica o desenvolvimento da comunicação e das relações sociais do seu portador. Também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo não tem cura, mas com o correto tratamento a pessoa pode ter uma vida normal, dependendo do nível de gravidade do distúrbio que possui. Por norma, o autismo pode ser identificado nos primeiros meses ou anos de vida do indivíduo. Durante a infância, este distúrbio costuma ser chamado de autismo infantilAs causas do autismo ainda são desconhecidas, mas diversos estudos sugerem que pode ser provocado por fatores genéticos ou de natureza externa, como complicações durante a gravidez ou a sequela de uma infecção provocada por um vírus, por exemplo.

autismo foto

*Fotos – família e internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s