Consciência Negra = “sabedoria, capacidade de reflexão”

 

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negra na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares em 1695. 

 

 

Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.  Zumbi dos Palmares morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil. Ele foi um líder do Quilombo dos Palmares, um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.  Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo20 Personalidades negras que mudaram o mundo6 Livros sobre Racismo que todo mundo deveria ler

Em inglês, a tradução literal de Dia da Consciência Negra seria “Black Awareness Day”. No entanto, nos Estados Unidos e Canadá existe o “Black History Month” (Mês da História Negra), que é celebrado todos os anos em Fevereiro.

Feriado

A lei 12.519/2011, que criou a data, não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras. Em Uberlândia-MG, Triângulo Mineiro, terça-feira, dia 20, é Feriado Municipal. “A Câmara de Uberlândia aprovou em segunda votação, na manhã de sexta-feira (05/05/16), transformar o Dia da Consciência Negra em feriado municipal. Pelo projeto, que ainda será encaminhado para apreciação do Poder Executivo, o dia 20 de novembro entra para o calendário oficial do Município já a partir de 2016. A proposta é de autoria do vereador David Thomaz (PSDB). O projeto recebeu 12 votos favoráveis, dez abstenções e dois votos contrários. O texto será encaminhado para o Executivo, que terá até 30 dias para apreciar a proposta.” *(G1)*

Plano de Governo do Prefeito Gilmar Machado em Uberlândia (Foto: David Thomaz/Reprodução)Aprovação de feriado Zumbi dos Palmares está no Plano de Governo do prefeito Gilmar Machado *(Foto: David Thomaz/Reprodução)*

 

Nelson Mandela (1918 – 2013)

Mandela

Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999.Desde os tempos da faculdade de Direito já demonstrava uma liderança política motivada pela preocupação com a juventude e a população negra africana. Ainda na faculdade ingressou no movimento estudantil e fez suas primeiras manifestações políticas, posicionando-se contra o apartheidMandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid, o regime separava a população negra, negando a ela todos os direitos políticos, econômicos e sociais que eram garantidos a outras pessoas. Foi preso político em 1962 pela justificativa de que incentivava movimentos revolucionários, chegando a ser condenado a prisão perpétua pelos crimes de conspiração e ajuda para que outros países invadissem África do Sul. Esteve preso por 27 anos, sendo libertado em 1990, depois de uma forte campanha internacional liderada pelo Congresso Nacional Africano. Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1993. Sua história e suas ações foram tão marcantes na luta contra o apartheid que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 18 de julho como o Dia Internacional de Nelson Mandela. 

Martin Luther King (1929 – 1968)

Martin LK

Martin Luther King é considerado um dos mais importantes nomes na história da luta pelos direitos civis da população negra dos Estados Unidos. Além de ser ativista no movimento negro, ele também foi pastor da Igreja Batista. Sua história com o ativismo possui muitos momentos marcantes, como a luta pelo direito ao voto, o movimento pelo fim da segregação da população negra, além da busca por direitos civis que não eram concedidos aos negros naquela época. Luther King era fortemente influenciado pelas ideias de Mahatma Gandhi, que pregava o combate não violento e, por isso, era adepto do ativismo pacífico. Pela sua importância na luta contra a discriminação racial recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1964. Martin Luther King morreu aos 39 anos. Foi assassinado em abril de 1968 e sua morte é cercada de dúvidas. A teoria mais conhecida sobre sua morte revela que o assassinato teria sido encomendado pelo governo americano. 

Rosa Parks (1913 – 2005)

Rosa Parks

Rosa Parks foi uma ativista americana que se tornou um símbolo da luta antissegregação nos Estados Unidos. Ela teve sua vida marcada pelo ativismo contra o preconceito racial, combatendo o racismo que existia no país. Em 1955, ao ter uma atitude de enfrentamento em uma situação de racismo, marcou a história da luta pelos direitos civis da população negra. Neste episódio, Rosa foi solicitada a ceder seu lugar em um ônibus para uma pessoa branca. Diante da resposta negativa, ela foi expulsa do ônibus e presa por violação da Lei de Segregação da cidade. Esse fato deu origem a uma série de manifestações que culminaram no surgimento de um movimento que fez um boicote aos ônibus da cidade de Montgomery, no Alabama. O movimento sabotou o serviço de transporte da cidade, como uma forma de denunciar a divisão racial que acontecia, não só no transporte, mas em diversos espaços frequentados pela população negra. O movimento de boicote ganhou muita força. Foi liderado por Martin Luther King, que era pastor na cidade e ainda era desconhecido na época. Em consequência disso, no ano seguinte, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou ainconstitucionalidade da segregação racial nos transportes públicos no estado do Alabama.

Nina Simone (1933 – 2003)

Nina

Nina Simone foi uma cantora e pianista americana que teve sua carreira marcada pelo ativismo pelos direitos civis e pela resistência negra.A cantora sempre incluía em suas músicas as temáticas que retratavam as dificuldades pelas quais o povo negro passava, marcando as desigualdades sociais entre brancos e negros e o seu sentimento de revolta com essa diferença. A partir da década de 60, estes temas passaram a ser mais presentes nas músicas de Nina e a temática da luta pelos direitos civis se tornou um dos pontos mais marcantes da sua obra. Algumas das músicas mais famosas que expressam sua luta são Mississippi Goddam, Ain’t got No / I got life, I wish I knew how it would feel to be free e To be young, gifted and black. O forte posicionamento político de Nina Simone trouxe prejuízos para sua carreira, como boicotes e diminuição de convites para apresentações. Mesmo assim, a cantora seguiu convicta com sua decisão de usar a música como um instrumento de reflexão e de luta política. Nina Simone morreu no ano de 2003, depois de um longa luta contra um câncer de mama.
*Fonte e fotos: Brasil Educação, Legislativo Municipal e redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s