Terminam amanhã as inscrições no IFTM para cursos técnicos gratuitos

Além dos 17 cursos oferecidos Administração, Agropecuária, Informática, Agricultura, Agroindústria, Eletrotécnica, Química, Eletrônica, Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Mineração, Contabilidade, Alimentos, Computação Gráfica, Meio Ambiente, Aquicultura e Redes de Computadores, ainda tem inscrições para pós-graduações e cursos de idiomas. O conjunto de diferentes cursos é distribuído por cada Campus. Todos os detalhes estão no site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), o edital do processo seletivo para preenchimento de vagas dos Cursos Técnicos de Nível Médio presenciais do IFTM, no 1º semestre de 2019. Ao todos são 1.739 vagas, em pelo menos 17 cursos técnicos diferentes, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio ou Concomitante. As vagas são oferecidas em oito cidades do Triângulo Mineiro, sendo nove campi do Instituto e um polo. O período de inscrições termina nesta quarta-feira(21). Os interessados devem fazer suas inscrições exclusivamente pela internet, por meio do site  www.iftm.edu.br/ingresso. O candidato deverá clicar em “Formulário de inscrição”, preenchendo atentamente os campos solicitados. A taxa de inscrição é de R$30.

 

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental ou curso equivalente. Nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o estudante faz o Ensino Médio e o seu curso Técnico de forma articulada, e em uma unidade do IFTM. Já na modalidade de concomitância externa, o estudante cursa o ensino técnico no IFTM e o Ensino Médio em outra instituição, se ainda não o concluiu. Só no Campus Uberlândia Centro do IFTM, no bairro Morada da Colina, são oferecidas 90 vagas, sendo 30 para o curso de Redes de Computadores, na modalidade concomitante ao Ensino Médio, 30 para Administração e 30 para Computação Gráfica, esses dois últimos na modalidade Integrada ao Ensino Médio.

Vagas e seleção

As vagas disponibilizadas no edital estão divididas entre cursos e os campi do IFTM. Do total geral de vagas, 60% são reservadas, 35% são destinadas para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. As vagas reservadas são definidas a partir de critérios de renda ou para estudantes advindos de escolas públicas, conforme critérios estabelecidos em edital. Os cursos são oferecidos nas cidades de Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Ibiá, Uberaba e Uberlândia, sendo que as cidades de Uberaba e Uberlândia contam com duas unidades do Instituto. A seleção se dá por meio de uma prova, a ser realizada no dia 09 de dezembro, no período da manhã. A prova será realizada na cidade do Campus escolhido pelo candidato e terá 40 questões objetivas sobre conhecimentos do Ensino Fundamental, sendo dividida em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. O conteúdo programático das provas consta do edital do processo seletivo.

 

Vagas para pós-graduação e cursos de idiomas

Também até o dia 21 de novembro, também estão abertas as inscrições para preencher 200 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu do IFTM, para o 1º semestre de 2019. As vagas são ofertadas em sete cursos, segundo edital disponível no site do Instituto, em três unidades do IFTM nas cidades de Uberlândia e Uberaba. A taxa de inscrição é de R$60.  Os cursos oferecidos neste edital são Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aplicados à Gestão Empresarial, Gestão de Negócios, e Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, oferecidos no Campus Uberlândia Centro; Controle de Qualidade em Processos Alimentícios, no Campus Uberlândia; e Geoprocessamento, Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental, no Campus Uberaba. Já nos cursos de idiomas gratuitos, estão abertas inscrições, até o dia 21 de novembro, para processo seletivo que busca preencher 580 vagas de Inglês, Espanhol e Francês, na modalidade presencial, ofertadas pelo IFTM para o 1º semestre de 2019. Os cursos são oferecidos em oito cidades do Triângulo Mineiro, sendo nove campi do Instituto e um polo. Podem fazer inscrições os candidatos interessados com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s