Bairro Guarani tem Dia D de combate ao Aedes Aegypti

A região, em Uberlândia-MG, possui o maior número de notificações e o objetivo é chamar a atenção da comunidade quanto aos perigos de criadouros do mosquito. Alguns moradores tem decorado na cabeça todos os cuidados para não deixar o Aedes se proliferar, principalmente quando já foram vítimas, mas uma atenção a mais também é prioridade. Por isso, o Programa de Controle da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou um mutirão no bairro Guarani. O trabalho foi feito na sexta-feira (30), data instituída pelo Ministério da Saúde como o Dia D de Combate ao Aedes Aeypti. Mais de 150 agentes foram mobilizados para percorrer os 94 quarteirões do bairro. Durante o mutirão, os servidores da Prefeitura, abordaram moradores, entraram nas casas, fizeram a verificação, eliminaram os focos e os locais com água acumulada. Além disso, foi disponibilizado um caminhão para fazer a retirada de objetos descartados e que muitas vezes ficam jogados na rua e acumulam água. Para que a ação tivesse ainda mais sucesso, o programa conseguiu com as imobiliárias as chaves dos imóveis, que estão fechados para aluguel ou venda, e os agentes puderam examinar as propriedades.Infelizmente os agentes encontraram alguns empecilhos, como uma quantidade de casas vazias, já que muitos moradores saem para trabalhar e não há como entrar nos imóveis. Para resolver isso, foi colocada uma lista nas caixas de correspondência em que há vários tópicos que ajudam a comunidade a identificar possíveis criadouros. Após esta checagem, o morador pode tirar uma foto com o celular, enviar para o número do WhatsApp ou entrar em contato pelo telefone fixo com o CCZ para agendar a visita no horário que tiver alguém na residência.

No Dia D de combate ao Aedes Aegypti, Prefeitura realiza mutirão no bairro GuaraniNo Dia D de combate ao Aedes Aegypti, Prefeitura realiza mutirão no bairro GuaraniNo Dia D de combate ao Aedes Aegypti, Prefeitura realiza mutirão no bairro Guarani

Saúde como prioridade

A Semana Nacional do Combate ao Aedes, iniciada no último domingo (25), foi instituída pelo Ministério da Saúde e será encerrada nesta sexta-feira com o Dia D. A orientação do órgão era para que estados e municípios realizassem atividades para instruir as comunidades sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito. A adesão de Uberlândia pela campanha é uma preocupação do prefeito Odelmo Leão para que a cidade não volte a sofrer uma epidemia, como a de 2016, quando mais de 12 mil notificações de dengue foram registradas na cidade. Além da dengue, o Aedes também é o mosquito transmissor de doenças como, zika vírus e febres amarela e chikungunya. É importante salientar que a comunidade precisa colaborar. Alguns moradores alegam tem um certo receio em abrir a residência para os agentes. Por isso é fundamental que verifiquem quando baterem à porta, porque todos os servidores estão sempre uniformizados, com crachás de identificação. Eles são profissionais qualificados e vão realizar um trabalho de qualidade e seguro.

 

 

*Fonte e fotos: Secom/PMU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s