“Eles e elas” são a salvação para muitas pessoas

Os “tipos” são bem diversificados. Às vezes, são bem chatos, aborrecidos, enérgicos e até meio “carrancudos”… em outro dia, parecem que viram passarinho verde, sorridentes, falam até pelos cotovelos, contam muita história, mas cumprimentá-los, assim, de aperto de mão…nem sempre é possível. Por que? Porque vivem com as mãos sujas, quer dizer, um pouco cheias de grava, óleo e até ferrugem. Entretanto, são estas mãos, em especial, que fazem toda a diferença. Estamos falando deles – os mecânicos. Pois é, no calendário, existe sim um dia dedicado à este profissional: No Brasil, o dia 20 de dezembro é comemorado – O Dia do Mecânico. A data presta homenagem aos chamados “médicos dos carros”. Os mecânicos são os profissionais responsáveis pela manutenção e cuidados dos veículos motorizados, como carros, motocicletas e etc. Uma correta manutenção nos veículos é primordial para a segurança do motorista. O mecânico examina o sistema e componentes do carro com o objetivo de encontrar irregularidades que possam ser corrigidas, prevenindo prováveis acidentes. Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva e da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), os mecânicos são responsáveis por mais de 80% dos carros que circulam nas estradas brasileiras.

 

Representando todos estes profissionais, vou destacar um aqui de Uberlândia-MG. É o Rogério de Paula Rios Brito, 43 anos, casado, pai de duas meninas. Ele trabalha na área há 25 anos e disse ser um “apaixonado” pela profissão. Já trabalhou por conta própria e também em diversas oficinas de renome na cidade. Segundo Rogério, o segredo do bom mecânico é a honestidade, a franqueza com o cliente e principalmente, a ética e o respeito. “Sempre procuro ser muito justo com meus clientes. Às vezes o cliente chega com o veículo na oficina reclamando, por exemplo, de um barulho ou de uma instabilidade ao conduzir. Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o carro, a gente usa sempre uma expressão: “o ouvido pode ser a sua maior ferramenta para detectar um problema”, mas é lógico que hoje com as novas tecnologias avançadas, precisamos muito de bons equipamentos. Para mim, o mais importante é fazer bem o serviço e não inventar defeitos para lucrar em cima do nosso cliente, porque os veículos precisam sempre de manutenção e este cliente pode ser fidelizado”, disse ele. Apesar de tudo, Brito também ressalta que, infelizmente, ainda existem pessoas (não são apenas mulheres, como muitos pensam) que acham que o carro só precisa de combustível para andar e pronto. “Não é assim. Você precisa conhecer o veículo que tem. Criar o hábito de checar o nível de óleo e água, a aceleração, lavar, cuidar dele. É uma máquina e se você desleixar, ele vai te deixar na mão. Todo e qualquer carro precisa de manutenção e cuidados preventivos, quanto mais tempo você deixar aquele “barulhinho”, aquela peça que está soltando, maior será o gasto e em alguns casos pode dá até perda total por simples falta de manutenção e prevenção. Pode ser a “melhor marca, a mais top do mercado, mas é uma máquina que pode falhar”, ressalta ele. Em linhas gerais, Rogério disse que ser mecânico é fazer sempre o que puder para deixar um veículo em excelente estado de uso porque dentro dele sempre há vidas.

 

Quem disse que elas não podem…

Muitas dessas mulheres simplesmente seguiram a carreira do pai, herdaram o comércio ou a oficina, e se especializaram em mecânica. A grande vantagem percebida é que elas colocaram a mão na massa, ou graxa, mas também assumiram o lado administrativo do negócio familiar. Evidentemente que o atendimento melhorou. Restou apenas conquistar a confiança dos clientes. A experiência tem revelado também que as mulheres se preparam mais para trabalhar como mecânicas, fazendo vários cursos e especialização na área. Porém, muitos clientes que são atendidos por um mulher ainda preferem esperar um mecânico  chegar. Mas isso tem mudado também. Ao perceberem a capacidade de uma mulher trabalhar como mecânica, muitos clientes preferem ser atendidos por elas, justificando que elas são mais detalhistas e caprichosas, quase sempre acertam o diagnóstico de primeira, o que acaba diminuindo o custo final do serviço. Nesta profissão, muitas pessoas costumam achar que vão encontrar apenas “eles”, com macacões sujos de graxa, bíceps à amostra, etc…O universo cresceu, prosperou e ganhou mais profissionais no setor e de repente você pode até se deparar com um belo sapato colorido, de salto e as unhas bem feitas, além de uma boa maquiagem. É verdade. Muitas mulheres têm se qualificado e encontrado nesta profissão uma boa fonte de renda, mas ainda existem muitos preconceitos. Um deles: “mulher no volante, perigo constante” – Mentira: elas têm ido muito mais além. Elas descobriram o mistério das engrenagens automobilísticas, além de aeronaves, máquinas agrícolas e muito mais. Centenas de mulheres no Brasil e em outros países, estudam, se aperfeiçoam e colocam em prática muita sabedoria neste universo que era dominado por homens. E você, aí do outro lado, teria preconceito em levar o seu veículo à uma oficina onde o diagnóstico vai ser dado por uma mulher? Se a sua resposta for sim…abra o olho e “aperte o cinto”,porque você está no século XXI e bons profissionais não estão no gênero, mas na capacidade e no profissionalismo. E eu quero mandar um recado: chega de oficinas repletas de calendários de mulheres nuas, porque a “disputa” agora é profissional e sem preconceitos, ok?

 

 

Aqui vão algumas mensagens para este profissional

“Mecânico é um grande amigo, aquele que auxilia as pessoas com os seus carros no momento em que elas precisam! Parabéns pelo seu dia!”

“Obrigado a você que cuida para que nossas idas e vindas andam sempre seguras! Parabéns, mecânicos!”

“A profissão que no passado era aprendida no dia-a-dia hoje exige qualificação cada vez maior”.

“Este dia é realmente um dia que merece ser lembrado. Afinal, sem vocês mecânicos, as nossas vidas seriam bem mais complexas. As suas habilidades tornam as coisas mais fáceis. Parabéns à vocês queridos mecânicos!”

 

*Fotos: pessoais e redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s