Serviços dos equipamentos sociais da Prefeitura retornam em fevereiro

Os equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) entram em recesso do dia 22 de dezembro a 4 de fevereiro. Os serviços oferecidos nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e do Adolescente (Naicas), nas Casas da Família/Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nos Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais) e nos Centros Profissionalizantes ficam suspensos temporariamente durante este período.

Atendimento emergencial

Durante o período de recesso, atendimentos emergenciais do Cras serão feitos na Plataforma da Cidadania, no Centro Administrativo, das 12h às 17h. Para os demais atendimentos ou possíveis dúvidas, a população deverá entrar em contato pelos telefones: (34) 3239-2587 ou 3239-2582.

Equipamentos sociais 

 

Núcleos de Apoio Integral à Criança e do Adolescente (Naicas)

Os Naicas atendem, em caráter preventivo, crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e 11 meses. As ações são realizadas em período extraescolar, por meio de atividades socioassistenciais.

 

Casas da Família/Centros de Referência da Assistência Social (Cras)

A Casa da Família tem como objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. É um equipamento municipal que atende o núcleo familiar. O horário de atendimento ao público é das 12 às 18 horas.  

 

Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais)

O Ceai é um espaço de convivência que busca a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa e o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. No equipamento, são oferecidas atividades socioassistenciais.

 

Centros Profissionalizantes

Oferecidos gratuitamente, os cursos profissionalizantes tem a finalidade de oferecer qualificação e requalificação profissional para promover às famílias, superação da situação de vulnerabilidade social através da inserção do mercado de trabalho, adquirindo assim o protagonismo da própria história. Neste ano, foram oferecidos 27 diferentes módulos gratuitos à população com 16 anos ou mais em parceria com diversas empresas da cidade. As formações são nas áreas automotiva, estética, alimentícia, empresarial e de tecnologia, em cursos como Informática Básica, Auxiliar Administrativo, Atendimento ao Cliente, Cozinha Básica, Mecânica Automotiva, Eletricidade Veicular, Auxiliar Financeiro, dentre outros. 

 

 

 

*Fonte e fotos: Secom/PMU

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s