Cuidados com o descarte do lixo nunca é demais

O feriado de ano novo está chegando e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) pede, mais uma vez, que a população fique atenta ao descarte do lixo para evitar transtornos. Além disso,  é preciso lembrar que não haverá coleta na terça-feira (1º). Para os bairros onde acontece o recolhimento às terças-feiras, o morador deve colocar os resíduos na rua apenas na quinta-feira, próximo dia em que o caminhão passará no local. A produção de lixo aumenta neste período festivo e a previsão é de chuvas intensas. Se os resíduos forem descartados de forma incorreta ou em dias errados, pode aumentar a possibilidade de entupimento das redes, além de gerar pontos de acúmulo de água e refluxo do esgoto, causando transtornos à comunidade. As equipes do DMAE reforçam que é importante que o lixo fique bem acondicionado em sacos plásticos e que a população observe o dia e horário de coleta no seu bairro e não esquecer que ainda estamos em período de chuvas.

Fique atento às datas!

Dia 31/12 – Coletas convencional e seletiva normais
Dia 01/01 – Não haverá coleta. Se o caminhão passa na sua rua neste dia, você deverá colocar o lixo para fora apenas na quinta-feira.

 

Objetos cortantes

A rotina dos coletores de lixo é cansativa: muitos quilômetros são percorridos diariamente, recolhendo e jogando o lixo no caminhão. Se não bastasse o trabalho duro, eles também podem se machucar com objetos cortantes e perfurantes que são jogados no lixo, dentro de sacolas.De acordo com dirigentes de empresas responsáveis pela coleta de lixo, os coletores convivem com o risco iminente a cada embalagem recolhida. Praticamente todos os dias os coletores relatam aos superiores alguma situação de risco envolvendo o descarte indiscriminado de objetos cortantes e perfurantes, como cacos de vidros, seringas, lâmpadas quebradas e até espetos de churrasquinhos. Além dos machucados, objetos cortantes e perfurantes ainda oferecem riscos e doenças infecciosas como Hepatite B e Aids. Os coletores contam que, em muitos casos, os objetos cortantes são colocados dentro das sacolas junto com restos de comida, papel e outros dejetos, sem nenhum tipo de proteção. Eles também comentam que, em ruas e avenidas onde existem pontos de vendas de churrasquinhos os espetinhos geralmente são colocados no lixo sem nenhuma proteção, consistindo em grande risco para os coletores.

 

Saiba como descartar materiais perfurocortantes:

– Vidros quebrados, pregos, espetinhos de madeira em pequenas quantidades podem ser acondicionados em garrafas pet, caixinhas de leite, caixas de sapato. Vedar a borda e escrever um aviso de que contém vidro;

– Vidros em pedaços maiores ou outros objetos podem ser embrulhados em jornal ou papelão e ainda depositados em caixas de sapato. Também é necessário escrever um aviso de que contém vidro;

– Estas embalagens devem ser colocadas em locais visíveis e não dentro do saco com o restante do lixo.

 

*Fonte e fotos: Secom/PMU e arquivos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s