Gastronomia

“Comer, comer, comer, comer é o melhor para poder crescer…” E não é que esta música de Genghis Khan é a mais pura verdade…, mas vamos com calma hein…afinal o Chef Del Cassale, toda semana, vai proporcionar uma gama de sugestões. Aqui você vai ter o prazer de se deliciar com cores e sabores variados, pratos quentes e frios, reaproveitamento de alimentos, dicas de cozinha e muito mais… Participe também, enviando sugestões e perguntas…Bora lá…e “bon appétit

coxa-e-sobrecoxa-marinada-na-cerveja-com-ervas-e-cebola-roxa-1455632263845_615x300

Coxa e sobrecoxa marinada na cerveja com ervas e cebola roxa – 09/12/18

Ingredientes

  • 2 coxas com sobrecoxas de frango
  • 1 cebola roxa em pedaços
  • 2 dente(s) de alho
  • 2 ramo(s) de manjericão
  • 1 ramo(s) de alecrim
  • 1 lata(s) de cerveja
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador a cebola com o alho, as ervas, a cerveja, o sal e a pimenta. Deixe as coxas com sobrecoxas marinando por uma noite nessa mistura. No dia seguinte, retire o frango da marinada e asse-o em forno médio por cerca de uma hora ou até que fiquem bem dourado, regando a cada 15 minutos com a marinada coada. Sirva com salada.

tutu feijão

Tutu de feijão da mamãe – 26/11/18

Ingredientes

 

— 3 xícaras (chá) de feijão cozido
— 1 xícara (chá) de água
— 2 linguiças calabresas
— 3 dentes de alho
— 2 cebolas pequenas
— 1 caldo de carne
— 5 colheres (sopa) de óleo
— ¾ xícara (chá) de farinha de mandioca

Modo de Preparo

— Bata o feijão e a água no liquidificador até virar uma mistura quase homogênea e reserve.

— Em uma frigideira, frite a linguiça cortada em rodelas finas e o alho no óleo quente. Acrescente o caldo de carne esfarelado e o feijão batido. Misture tudo muito bem.

— Coloque a farinha aos poucos e mexa para não empelotar até dar o ponto desejado. Lembre-se que você deve adicionar o sal antes da farinha. Transfira para um refratário e reserve.

— Frite a cebola em rodelas finas até que elas fiquem murchas, então arrume delicadamente por cima do tutu ainda quente. Pode acrescentar mais uma linguiça para enfeitar também.

 

62248e2d044747c14b07d5e9af03627f

Nhoque de Espinafre e Ricota – 18/11/18

Ingredientes

Nhoque

  • 1 xícara(s) de chá de espinafre cozido
  • 1 xícara(s) de chá de ricota fresca (200 g)
  • 1 colher(es) de sopa de cebola cortada finamente
  • noz-moscada a gosto
  • pimenta-branca moída na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado na hora
  • cebolinha finamente picada, a gosto
  • 1 gema de ovo
  • sal refinado a gosto
  • 1/4 xícara(s) de chá de farinha de trigo (80 g)

Molho de manteiga

  • 1/2 xícara(s) de chá de manteiga (100 g)
  • 36 folha(s) de sálvia fresca
  • folhas do manjericão, alho, azeite a gosto

Modo de preparo Nhoque

Em uma tigela, junte o espinafre, a ricota ralada, a cebola, a noz-moscada, a pimenta-branca moída na hora, o parmesão, a cebolinha e a gema. Acerte o tempero com o sal, e misture tudo até formar uma massa homogênea. Adicione a farinha de trigo e misture bem. Faça pequenas bolas e cozinhe em uma panela de água salgada fervente. Quando os nhoques emergirem da água, é sinal de que estão prontos. Remova-os da panela e coloque-os em um prato.

Molho de manteiga

Derreta a manteiga e uma panela até obter uma coloração dourada e forme espuma. Adicione as folhas de sálvia e retire do fogo. Sirva os nhoques com a manteiga misturada com a sálvia, o parmesão ralado na hora e as folhas do manjericão, alho, azeite, decore com algumas folhinhas de hortelã e sirva.

bolo de casca

Bolo de cascas de frutas – 10/11/18

Os ingredientes dessa receita são dois copos de cascas de frutas lavadas (banana, goiaba, manga, pera), uma e meia colher (sopa) de manteiga, uma colher (chá) de fermento em pó, dois ovos, duas e meia xícaras (chá) de farinha de trigo, um copo de leite, um copo de açúcar e uma pitada de sal. Depois de bater as cascas e o leite no liquidificador, coe o líquido e reserve. Bata o açúcar, as gemas e a manteiga e, em seguida, acrescente as cascas batidas, a farinha e o fermento. Coloque as claras batidas em neve por último, misture tudo e asse em uma forma untada.

lasanha de abobrinha

Lasanha de Abobrinha com frango – 03/11/18

Ingredientes

2 abobrinhas médias

1 cebola média

1 colher de chá de alho

1 pitada de páprica picante

400g de frango desfiado

2 colheres de extrato de tomate

Sal a gosto

1 fio de azeite

100g de queijo parmesão ralado

2 tomates picados em cubos

1 copo de requeijão

½ caixa de creme de leite

Modo de preparo

Lave bem as abobrinhas corte-as em fatias finas no sentido do comprimento, mantendo a casca. Salpique um pouco de sal e deixe-as descansando por 20 minutos para eliminar o excesso de água. Enquanto isso, refogue numa panela a cebola, o alho e a páprica picante. Quando a cebola já estiver quase transparente, misture o frango desfiado. Adicione então o extrato de tomate e acerte o sal. Esse recheio tem q ficar mais sequinho, uma vez que a abobrinha solta muita água.MontagemUnte a assadeira com azeite. Coloque uma camada de abobrinha (seque-as de leve depois de tirar da água com sal), os tomates picados, o queijo parmesão ralado e uma camada do frango. Repita quantas vezes for necessário e termine com uma camada de abobrinha. Por último despeje o requeijão diluído com o creme de leite só para ficar numa textura boa para espalhar por cima da abobrinha. Salpique um pouco mais de queijo parmesão e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos, ou até que ao espetar um grafo você sinta abobrinha bem macia.

 

arroz biro biro

Arroz biro biro (28/10/18)

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de arroz cozido 
3 ovos 
Sal e pimenta do reino a gosto
300g de bacon picadinho 
1 pacote de batata palha 
Salsinha picadinha a gosto

Modo de preparo:

Em outra panela doure o bacon já picadinho em cubos, retire e reserve. Na mesma, retire o excesso de gordura do bacon, e acrescente os ovos batidos temperado com sal e pimenta do reino, mexendo bem para cozinhar bem o ovo. Acrescente em seguida o arroz, misture bem e finalize com a batata e a salsinha picadinha. Acompanha bem com churrasco e uma boa salada. Simples, rápido e bem prático.

arroz

Arroz de Carreteiro Mineiro – 21/10/18

Ingredientes

  • 500 g de carne seca
  • 200 g de bacon
  • 350 g de linguiça calabresa Sadia (2 gomos)
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 2 medidas de copo de arroz
  • 4 colheres de azeite
  • 1 molho de cebolinha

Modo de Preparo

Frite o arroz e quando estiver quase no ponto acrescente 4 dentes de alho batido ou socado, termine de fritar com o alho e acrescente sal e água a gosto. Quando estiver pronto reserve o arroz. Limpe a carne seca, corte em pedaços pequenos e leve a pressão por aproximadamente 20 minutos. Corte o bacon e a linguiça (congelada) em pequenos pedaços, frite e reserve. Coloque o azeite em uma panela e frite a carne seca já cozida, quando estiver quase toda frita, acrescente a cebola ralada até dourar. Por último acrescente o bacon e a linguiça e mexa por 2 minutos. Coloque tudo em um pirex de vidro, acrescente o arroz e mexa bem até misturar todos os ingredientes. Conclua prato polvilhando cebolinha picada sobre o pirex. Acompanhamento: Batata frita.

 

13_56_07_386_Churrasco_de_pescadorChurrasco de Pescador – 14/10/18

Ingredientes:

– 2,5 kg de costela de ripa limpa (com pouca carne)
– 1 kg de lingüiça de porco
– água para pingar

Arroz de pescador:

– 1/2 xícara (café) de óleo
– 100 g de bacon cortado em cubos
– 4 dentes de alho picados
– 1 cebola média picada
– 1/2 de repolho fatiado bem fino
– 2 cenouras raladas no ralo grosso
– 3 copos (tipo americano) de arroz agulhinha, lavado e escorrido
– sal a gosto
– 6 copos (tipo americano) de água

Modo de preparar:

Numa panela de pressão (7,5 litros) faça camadas com 2,5 kg de costela de ripa limpa (com pouca carne) alternando com 1 kg de lingüiça de porco. OBS: para cada camada de costela coloque 4 gomos de lingüiça (todas furadas com um garfo). Termine com uma camada de lingüiça. Tampe a panela e leve em fogo médio. Assim que pegar pressão deixe cozinhar por 45 minutos. Retire a pressão, abra a panela, retire as carnes e despreze um pouco da gordura que se formou. Coe o molho. OBS: se for utilizar lingüiça com pouca gordura, o caldo que se forma será bem ralo. Para retirar a gordura, coloque sobre o caldo um saco plástico com gelo. A gordura gruda no saco e fica mais fácil retirá-la. OBS: Se quiser, nesta hora coloque a camada de cima de carnes na panela e deixe no fogo por mais alguns minutos. Sirva o churrasco com o molho coado, arroz de pescador, farofa e vinagrete. DICA: para a carne ficar mais dourada, retire a carne que está no fundo da panela e coloque mais 10 minutos no fogo. Numa panela em fogo médio com 1/2 xícara (café) de óleo doure 100 g de bacon cortado em cubos. Junte 4 dentes de alho picados e 1 cebola média picada e refogue. Acrescente 1/2 de repolho fatiado bem fino e 2 cenouras raladas no ralo grosso. Refogue novamente. Acrescente 3 copos (tipo americano) de arroz agulhinha, lavado e escorrido e mexa para incorporar os sabores. Adicione sal a gosto e 6 copos (tipo americano) de água. Tampe a panela (em fogo alto). Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo (para médio) e cozinhe o arroz por +/- 25 minutos.

brigadeiro1

Brigadeiro com Casca de Banana – 07/10/18

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de chocolate amargo em pó
Cascas de duas bananas
Chocolate granulado para confeitar
Preparo
Lavar e higienizar as cascas de banana em solução de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem e picar. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar para uma panela média, em fogo brando, e mexer até que o brigadeiro solte do fundo da panela. Deixar esfriar e enrolar, passando no chocolate granulado.
Rendimento: 20 porções.
Valor nutricional: Fibras, potássio, carboidratos e proteína.

polenta-com-linguiça-II

Polenta com linguiça – 29/09/18

Você que está em casa e recebe a notícia de que vai chegar alguém para o almoço…Vixi, você não esperava e fica preocupada e pensando: o que vou fazer? Calma vou dar uma receita bacana e com poucos ingredientes. Ah, tem um detalhe: todo mundo vai adorar! O preparo é rápido e rende bastante. Bora lá?

Ingredientes 

  • 2 cubos de caldo de galinha
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 xícaras (chá) de fubá
  • Cebolinha picada para polvilhar

Molho

  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • 500g de linguiça calabresa em rodelas
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Junte em uma panela o caldo de galinha, a água e a manteiga. Leve ao fogo médio e deixe levantar fervura. Acrescente o fubá, mexendo rapidamente para não empelotar. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos em fogo baixo. Desligue, coloque a polenta em um refratário e reserve. Para o molho, junte em uma panela o azeite, a cebola, o alho e frite até dourar levemente. Acrescente o tomate, a linguiça, sal, pimenta e refogue, mexendo de vez em quando, até atingir o ponto de molho. Desligue, despeje o molho sobre a polenta, polvilhe com cebolinha e sirva. Rende 06 porções.

Mousse de Morango 22/09/18

Hoje vamos adoçar um pouquinho sua vida. Para isso vamos fazer uma sobremesa aproveitando a fruta da estação: Morangos, bora lá? Simples, barato e prático. 

Ingredientes:

– 02 copos de açúcar (250gr)

– 1 1/2 copo de água

– 05 claras de ovo

– 01 caixa pequena oou média de morangos (bem maduros)

– 01 gelatina incolor

– 01 lata de creme de leite (com o soro)

mousse morango 2

Modo de fazer:

Ferva 02 copos (americano) cheios de açúcar – 250gr com 01 copo de água até ficar em ponto de fio grosso. Jogue essa calda fervente sobre 05 claras em neve, sem parar de bater, até ficar morna. Depois misture 02 copos (americano) de morangos batidos e peneirados. Junte 01 pacote de gelatina incolor, hidratada com 04 colheres (sopa) de água fria e derretida em banho maria. Ligue com 01 lata de creme de leite (batido para ficar homogêneo) e coloque em forma untada com óleo e passada por água fria. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas, desenforme e decore com morangos salpicados com açúcar. Se preferir, substitua os morangos por pêssegos, nectarina, framboesa ou manga. Sugiro os morangos por causa da época.

Rendimento:

Cerca de 12 porções

 

Torta de frango de liquidificador – 08/09/18

Ingredientes:

– 01 ovo

– 06 colheres (sopa) de farinha de trigo

– 05 colheres (sopa) de queijo ralado

– 01 pitada de orégano

– 01 pitada de ervas finas

– 01 pitada de sal

– 01 colher (sobremesa) de fermento em pó

– ½ cebola (branca ou roxa)

– 01 xícara (chá) de leite

– 01 xícara (chá) de óleo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a massa esteja firme e encorpada

Para uma massa mais consistente, acrescente mais uma porção de farinha de trigo

Unte uma forma com óleo e despeje metade da massa até cobrir todo o fundo

Em seguida, acrescente um recheio de sua escolha e cubra com o restante da massa

Asse em forno médio (180° C), preaquecido, por 30 minutos

Sugestão de recheio de frango

  • 01 peito de frango desfiado
  • azeitonas verdes picadas ( a gosto)
  • 01 lata de milho verde
  • 01 colher (de sopa) de extrato de tomate
  • tempero a gosto
  • 1/2 copo (americano) de leite
  • 01 colher (sobremesa) de amido de milho
  • 200 gr de mussarela ralada

Modo de fazer

Refogue o frango desfiado, com alho e cebola. Acrescente o milho e a azeitona. Dissolva o amido de milho no leite e junte ao frango com o extrato de tomate. Deixe esfriar, coloque sobre a massa e cubra com mussarela ralada, depois espalhe o restante da massa e leve ao forno.

Dicas de medidas:

1 xícara  – 240ml

1 copo de requeijão – 240ml

1 copo duplo – 240ml

Tempo de assar: 35 a 40 minutos

Rendimento: 06 porções

 

IMG 1

Puchero – 01/09/18

Ingredientes:

– 500 gr de grão de bico

– 300 gr de linguiça calabresa

– 300 gr de carne seca

– 500 gr de pé, orelha, rabo de porco salgado

– 500 gr de lombo

– 001 paio pequeno

– sal, cebola, alho, pimenta, pimentão e tomate

Preparo:

Deixe o grão de bico de molho por 12 horas. Dessalgue as carnes por 12 horas. Em seguida cozinhe o grão de bico em uma panela de pressão por 30 minutos, retire a pele. Cozinhe as carnes salgadas na pressão. Depois, em uma panela grande, refogue uma cebola grande, uma cabeça de alho, uma pimenta dedo de moça. Junte 03 tomates picados (sem semente), um pimentão verde, também picado, o paio, a calabresa e o lombo em pedaços médios. Deixe refogar bem. Junte as carnes dessalgadas e cozidas e o grão de bico, cubra com água e apure o tempero. Elas devem cozinhar bem, até as carnes ficarem macias. Sirva com arroz branco e salada de rúcula.

 

 

*Fonte e fotos: arquivo pessoal e internet 

2 comentários sobre “Gastronomia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s